segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Formulário Edital - Sete Pecados da Capital


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto:

Sete Pecados da Capital


Proponente:

XY Produções
ASPECTOS ARTÍSTICOS E ADEQUAÇÃO AO PÚBLICO
Proposta de Obra Cinematográfica
(Apresentação da obra cinematográfica de documentário, incluindo tema, visão original, objetivos, tom, relevância e conceito unificador do projeto, se houver).
Ira, luxúria, inveja, gula, avareza, preguiça, e soberba. Próprios das grandes metrópoles, os sete pecados nunca foram tão capitais. Por meio de uma releitura da perversão na ótica do mundo moderno, a série, em sete episódios, propõe um panorama da conduta dos indivíduos que vivem nas grandes capitais, tomando a cidade de São Paulo como fonte de pesquisa. A série também visa mostrar como a vida moderna nos leva a atitudes subversivas, cada vez mais presentes em nosso cotidiano, trabalhando com o conceito de pecado não atrelado à transgressão do homem diante da Lei de Deus, mas à transgressão do homem no que diz respeito ao próprio ao indivíduo, a sociedade, à ética e à moral. 
Acompanhando o dia-a-dia de um indivíduo por episódio, vamos chamar a atenção para os principais problemas dos grandes centros urbanos. Mais do que isso, com a ajuda de especialistas, vamos destrinchar esses problemas de modo a encontrar alternativas para vivermos melhor e de maneira mais equilibrada. Vamos explorar as atitudes subversivas dos indivíduos: Luxúria, no que diz respeito à exposição do corpo; avareza, tratando do consumismo exacerbado impulsionado pelos grandes centros urbanos; gula, considerando o alto índice de obesidade; Ira, em menção ao estresse que assola o mundo moderno; Preguiça, levando em conta os malefícios do sedentarismo; Inveja, tomando por base o mercado de trabalho cada vez mais competitivo; e por fim a soberba, no que diz respeito à vaidade - pessoas escravas da própria imagem.  


Público-Alvo do Projeto
(Identifique o público-alvo do projeto, incluindo referências etárias, culturais e sócio-econômicas dos possíveis espectadores da obra).
O público para o qual se destina a série “Os Sete Pecados da Capital” é bastante plural e heterogêneo, sendo viável inclusive para aqueles que moram fora dos grandes centros urbanos, uma vez que o contexto dos assuntos abordados percorre por um viés comum que assola o mundo moderno independente de sua localidade (como o estresse – abordado no episódio da Ira, ou ainda o sedentarismo – abordado no episódio da preguiça). Desta forma, nada impede a comercialização do produto para público de cidades menores. Essas atitudes típicas, mas não exclusivas, de pessoas residentes nas grandes capitais, favorecem a dissipação e identificação do público alvo, que se projeta nos dilemas evidenciados ao longo dos sete episódios, embora quanto maior a cidade e o seu centro de fluxo, maior o nível de identificação do telespectador. 
Contudo, em esfera municipal, estadual e federal, bem como no âmbito político e econômico, não é possível identificar quaisquer características que venham a comprometer o desenvolvimento da comercialização do produto.
Pelo exposto, o projeto atende à demanda de distintas camadas, oferecendo entretenimento e informação para distintas comunidades com perfis bastante diversificados, capazes de atender à expectativa de mercado e demanda de aceitação do produto veiculado. 

Eleição dos Objetos
(Descreva os personagens – reais e ficcionais - e  objetos – produtos materiais e imateriais da ação humana, materiais de arquivo, manifestações da natureza etc. – com os quais a equipe se relacionará para a realização da obra).
Temos como personagens dois moradores da cidade de São Paulo que sofrem com o stress causado por ela. Como contraponto também temos entrevistas com profissionais de diversas áreas, como: psicólogo, professor yoga, médico holístico e um urbanista.

No piloto, trataremos o pecado da Ira atrelado ao estresse crônico. Para isso, captaremos imagens de dois indivíduos em situações cotidianas distintas, porém estressantes. Observaremos as rotinas sob diferentes aspectos e perspectivas, ora focando nas situações vivenciadas, ora focando na maneira como cada personagem lida com as adversidades. Avaliando e comparado as imagens, consultaremos um psicólogo para uma análise clínica, além de outros profissionais que, de alguma forma, possam contribuir na compreensão do comportamento desses indivíduos. E por fim entrevistaremos os próprios personagens, considerando seus respectivos pontos de vista.

Estratégias de Abordagem
(Detalhamento dos procedimentos narrativos e estratégias de abordagem - entrevistas, reconstituições ficcionais, voz sobre imagem, efeitos etc. – através dos quais a equipe se relacionará com os objetos definidos para a realização do documentário, incluindo possíveis referências a outras obras audiovisuais ou artísticas).
Os sete pecados capitais foram classificados e agrupados pela igreja medieval, a partir do século VI, pelo papa Gregório Magno (540-604). De lá pra cá, como se reconfigurou o conceito de pecado e como podemos identifica-lo no mundo contemporâneo? A série “Os Sete Pecados da Capital” pretende, em sete episódios, responder a essa pergunta através do questionamento e análise do comportamento dos cidadãos que residem em grandes capitais, tomando a cidade de São Paulo como referência. 
Para tanto, utilizaremos de câmera oculta, câmera SONY HN1 Z5, micro câmera espiã, tripé, slider/travelling, além de set ligth e boom. Na edição, a montagem pretende dinamizar o material captado intercalando o dia-a-dia dos personagens com as entrevistas dos profissionais. Também captaremos takes genéricos para cobertura de voz off, já que a série contará com recurso narrativo. As entrevistas serão feitas de maneira direta e objetiva, de modo a esclarecer e delinear as diversas opiniões. Na captação da rotina dos indivíduos, a ideia é interferir quando necessário visando favorecer situações que ratifiquem os conflitos em questão.
QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DO DIRETOR E DO ROTEIRISTA

 Diretor  
(Apresentação e currículo resumido do diretor da obra).

Nome/Apresentação: Antony Felix, um jovem diretor, que devido a sua grande experiência como editor e montador tem uma visão mais ampla do produto final durante as gravações.



Produção
(Título da obra)
Função
(Cargo na produção)
Ano
(Ano de lançamento)
Formato
(Tipo, gênero, duração e segmento de exibição da obra)
Resultados
(Informações sobre bilheteria, renda, exibições, premiações, audiência etc.)
[O sequestro]
Editor
2010
Curta
Trabalho acadêmico
[A volta da hora]
Montador
2011
Curta
Trabalho acadêmico
[A conspiração]
Montador e Cinegrafista
2011
Curta
Trabalho acadêmico











 Roteirista
(Apresentação e currículo resumido do roteirista da obra).
Nome/Apresentação: Juliana Martini, roteirista conceituada, com visões inovadoras e roteiros originais. Trabalhou também com roteirização das chamadas da TV Cultura e hoje em dia encontra-se como roteirista na Record Internacional.



Produção
(Título da obra)
Função
(Cargo na produção)
Ano
(Ano de lançamento)
Formato
(Tipo, gênero, duração e segmento de exibição da obra)
Resultados
(Informações sobre bilheteria, renda, exibições, premiações, audiência etc.)
[O sequestro]
Editor
2010
Curta
Trabalho acadêmico
[A volta da hora]
Montador
2011
Curta
Trabalho acadêmico
[A conspiração]
Montador e Cinegrafista
2011
Curta
Trabalho acadêmico





CAPACIDADE E DESEMPENHO DA PROPONENTE

Estrutura da Proponente
(Descreva a estrutura gerencial e as principais características da empresa proponente).

Empresa idônea no mercado de produção audiovisual, a XY Produções visa fomentar soluções para negócios, educação, cultura, informação e entretenimento, aliando qualidade, inovação e desenvolvimento da sociedade, respeitando prazos, cumprindo metas e superando as expectativas. Pontualidade, criatividade e tecnologia de ponta destacam-se como características positivas da empresa. 
Através de grande capacidade tecnológica, usufruindo de parcerias que viabilizam o uso de equipamento da mais alta qualidade, oferecemos aos nossos clientes a garantia de um material compatível às necessidades de mercado. 

Estrutura da Proponente
(Descreva a estrutura gerencial e as principais características da empresa proponente).
Apresentação e currículo resumido da produtora:

A XY Produções é uma empresa que realiza curta metragens, documentários, filmes publicitários e conteúdo transmídia. Conta com equipamento digital de captação de imagem e som em alta definição. Dentre seus trabalhos, destacam-se:

Comercial Netflix
Filme Publicitário
(Direção de Cézar Lazzuri - Realização XY Produções e Cézar Lazzuri Films – julho de 2011)
Público transmídia, sem faixa etária estabelecida, que busca tecnologia OTT para assistir a filmes e séries de Tv pela internet sem a necessidade de download, mas com praticidade, qualidade e variedade de produtos. 

Conspiração 
Curta Metragem 
(Direção de Juliana Martini - Realização XY Produções – dezembro de 2011)
Voltado ao entretenimento, o roteiro abrange todos os públicos. É indicado a maiores de 14 anos.

O Diário de Anne Frank
Peça Sonora
(Direção de Juliana Martini - Realização XY Produções - dezembro de 2011)
A peça sonora consiste em uma narrativa onde a construção e ambiebntação do espaço ficcional deriva da experiência documentada em obra literária de mesmo título. É indicada como áudio-book a crianças maiores de doze anos ou que já tenham estudado sobre a Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos. É indicada a jovens e adultos, bem como profissionais inclinados ao uso didático da referida vertente midiática como material de apoio. 

b) Infra-estrutura e equipamentos disponíveis
 
Em geral, o trabalho de produção audiovisual requer, para cada segmento de mercado, uma relação específica de equipamentos. O trabalho rotineiro de prestação de serviços da produtora demanda o uso de computador, impressora, fax, telefone etc., Além destes, contamos com empresas parceiras no fornecimento de equipamentos para captação de imagem e som (SONY HN1 Z5 com kit de lentes, tripé, slider/travelling, set ligth, boom, gravador NH4, entre outros). Com isso, podemos oferecer aos nossos clientes garantia de qualidade com equipamentos de alta tecnologia.

c) Quantidade de funcionários fixos e colaboradores
Levando em conta que uma estrutura bem definida e organizada é um diferencial, e primeiro passo para oferecer bons produtos e serviços, delineamos núcleos altamente especializados, de acordo com a capacitação profissional de cada membro da empresa. 
Abaixo, os principais gestores de núcleos em suas respectivas áreas de atuação.  


d) Serviços terceirizados e principais fornecedores:
Os fornecedores constituem uma força bastante importante no segmento de audiovisual. São profissionais especializados e detentores de mão-de-obra capacitada. Na área de figurino e cenografia temos a empresa “Cósmica – Cenografia e Figurino”, já cadastrada. A empresa em questão faz cenografia e ambientação para eventos sociais e corporativos, além de prestar serviços especializados de figurino. Os trabalhos tem forte reconhecimento no mercado. Em alguns eventos, é parceira da Inovatti Decorações. 
No que se refere à área administrativa, um serviço terceirizado é a melhor opção para gerenciar o fluxo de caixa, visando reduzir custos na demanda de contratação de profissionais especializados para tal finalidade. Empresas contábeis seriam, portanto, parceiras da XY Produções, orquestrando a gestão de crescimento. 



 Acordos e Parcerias
(Relacione as principais parcerias, convênios e acordos - nacionais e internacionais – efetivados para a realização do projeto, indicando valores, participações, objetivos e compromissos).
Dentre as principais parcerias estabelecidas para a realização do projeto, todas são de âmbito nacional, cujas quais auxiliarão no fornecimento de equipamentos e serviços, sendo que, para tanto, não ficaram estipulados valores em espécie. São elas:
Universidade Anhembi Morumbi;
Vinícius Credidio Films;
7D Eventos.
Retorno financeiro das obras já contempladas pelo FSA

(Indique se outras obras da empresa já foram contempladas por outras edições do FSA e qual foi o retorno financeiro para o Fundo até o presente momento.)

Até o presente momento, nenhum projeto audiovisual da XY Produções usufruiu de contemplação por edições do FSA. 
PLANEJAMENTO E ADEQUAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS
 Riscos e Oportunidades
(Relacione os pontos críticos para a realização do projeto, indicando as soluções previstas para a superação de desafios técnicos e/ou dos riscos artísticos/comerciais assumidos).

Com a Nova Lei da TV por assinatura, e, por conseguinte, as cotas de programação e de canal beneficiando a produção nacional, há maior estímulo no volume de produções para televisão, ampliando as possibilidades de mercado como um todo. Com o aumento da produção audiovisual, impulsiona-se toda economia do setor com considerável aumento de investimento. Atentando ainda ao fato do produto permear por um mercado consumidor bastante plural e heterogêneo, as possibilidades de mercado se tornam bastante atrativas e propensas à aceitação popular. De linguagem bastante simples, captação de qualidade viabilizada pelo investimento em aparatos tecnológicos e com roteiro bastante equilibrado e contemporâneo, o alcance de mercado é previsto em esfera nacional (ou onde quer que se estabelece o sinal da emissora-exibidora) pois, embora trate de assuntos próprios de grandes metrópoles, muitos dos problemas enfrentados permeiam em situações peculiares que atingem diferentes públicos. 
A instabilidade da demanda dificulta a transformação de ideias criativas em produtos de sucesso comercial o que se evidencia pelas várias surpresas e fracassos de lançamentos, estúdios e indústrias nacionais. O sucesso, contudo, é altamente rentável e, portanto, a emissora tende naturalmente a um processo de concentração. 
Empresa Distribuidora
(Apresentação da empresa responsável pela distribuição da obra cinematográfica e o grau de envolvimento da mesma no projeto).
Como co-produtora e distribuidora do nosso projeto, apresentamos a Raiz Distribuidora Audiovisual, que há 35 anos está inserida no mercado de produções e co-produções cinematográficas nacionais e internacionais e cuja produtora executiva é a conceituada Assunção Hernandes.
O objetivo da Raiz Distribuidora, que conta hoje com mais de 60 títulos, é levar para todo o mundo imagens do Brasil e cativar os públicos de TV, cinema, vídeo home e Festivais, ou seja, fazer chegar a nossa cultura em formato audiovisual para todas as plataformas possíveis.
Estratégia de Distribuição
(Descreva a estratégia de distribuição e lançamento da obra, incluindo informações sobre a exploração dos diversos segmentos de mercado, territórios e prazos contratuais),

A perfeita união de uma historia bem contada com a exposição de um produto inserido no contexto narrativo é o diferencial desta série. A abrangência do público alvo é um importante fator a ser considerado no que diz respeito a custo-benefício, atendendo a todas as idades e classes sociais, independente do sexo. O consumidor do produto, por meio de qualidade e quantidades de informação audiovisual, vai satisfazer através do contexto proposto na série necessidades afetivas ou cognitivas. O importante, é que essa demanda seja suprida por meio marketing inteligente e bem aplicado para divulgação apropriada do produto, como Materiais Impressos, contratação de assessoria de imprensa, uso de redes de relacionamentos e mecanismos OTT, entre outros. Portanto, a emissora-exibidora, promovendo e induzindo mecanismos propagandas e publicidade atuará como vitrine do produto, no papel de agente do consumidor final. Com isso, o sucesso é altamente seguro e rentável.
 Ações Multi-Plataforma e Outras Formas de Difusão
(
Descreva as possibilidades de ação multi-plataforma e outras formas de difusão do projeto, que possibilitem maior acesso do público à obra cinematográfica).
Materiais Impressos: Cartaz, banner, e folder;
Contratação de Assessoria de imprensa especializada que distribuirá press books aos principais jornalistas da área de cultura de todo o país com o objetivo de captar mídia espontânea através de matérias, notas, entrevistas, etc., nos principais meios de comunicação como jornais, revistas impressas, sites especializados, programas de televisão, entre outros;
Release;
Anúncios nos principais meios de comunicação;
Construção de website exclusivo com todas as informações sobre a série, materiais informativos, trailer;
Uso de redes de relacionamento.
Cronograma de Execução Física
(
Detalhamento das etapas de execução do projeto).
Itens
Etapa
Data Início
Data Fim
1
Preparação
12/09
15/10
1.1
Escolha do tema
12/09
16/09
1.2
Pesquisa
17/09
15/10
2
Pré-produção
16/10
02/11
2.1
Contato com os profissionais
17/10
25/10
2.2
Contato com personagens
17/10
02/11
3
Produção
07/11
25/11
3.1
Reserva de equipamentos
07/11
10/11
3.2
Gravações
10/11
25/11
4
Pós-Produção / Finalização
27/11
05/12
4.1
Decupagem
28/11
30/11
4.2
Edição final
30/11
05/12
5
Comercialização / Exibição


5.1
Entrega ao cliente
11/12
11/12
5.2
Exibição
13/12
13/12
Prazo total da execução (em meses):
4 meses
Em qual das etapas se encontra o projeto?
Finalizado


















INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 Equipe Técnica
(Relação de equipe técnica confirmada para a realização da obra cinematográfica. Indicar nome, função, principais realizações e resultados profissionais dos membros da equipe confirmados, se houver).  
Roteirista: Juliana Martini
Pesquisa: Paulo Ferraz/François Moretti
Produção: Cristiano Zillig
Captação de som: Marco Rentas
Captação de imagem: Murillo Marin
Diretor: Antony Felix











Fundo Setorial do Audiovisual
Chamada Pública: Produção Cinematográfica
Formulário I – Projeto de Obra Cinematográfica de Documentário












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